sexta-feira, 5 de junho de 2009

Marmelo



O marmelo é o fruto do marmeleiro, o único membro do género Cydonia (a Cydonia oblonga) uma planta pertencente à família Rosaceae.
Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-semarmelada. Também se consome assado. No Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada, e os frutos, tendo em vista a pequena produção local, são importados doUruguai e Argentina.
O marmeleiro é originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste da Europa.
É uma planta de porte médio (3 a 6 metros), de folhas caducas, de sistema radicular superficial e fasciculado, com tronco tortuoso e copa arredondada, os frutos são, normalmente, amarelos quando maduros, grandes e bastante aromáticos.
O marmeleiro requer menos horas de frio do que a macieira e a pereira, por isso, no Brasil, esta planta pode ser cultivada deste o Rio Grande do Sul até Minas Gerais.
O marmeleiro pode ser propagado vegetativamente por estaquia, mergulhia (de cepa ou em sulcos) e por enxertia (borbulhia ou garfagem) sobre porta-enxertos produzidos vegetativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário